INTERNACIONALMENTE... UM GRANDE 1966 !

25-08-2011 10:12

 

Rosemary "Jacqui" Smith, a primeira senhora "Piloto Oficial"

 

ANO INTERNACIONAL DA MULHER....

Bem se poderia assim chamar este ano de 1966, atendendo a todos os acontecimentos automobilisticas em que estiveram envolvidas senhoras !

O ano começaria logo em Fevereiro com a primeira assinatura oficial de uma senhora, com uma marca de automóveis para disputar provas internacionais de ralis!

ROSEMARY "JACQUI" SMITH, nascida em 1944, portanto com 22 anos, durante alguns anos acompanhou a competição automóvel como pintora especialista em retratos de pilotos e carros de competição, realizando algumas provas locais entretanto.

A sua rapidez levou a que nesse ano  a ROOTES, uma das mais importantes empresas automobilisticas em Inglaterra, a convidasse a guiar oficialmente um Hilman Imp de 95HP em provas de ralis internacionais.

Tarefa que aceitou e honrou com vários lugares de destaque em diversas provas, nomeadamente no difícil Rali da Acrópole onde se classificaria entre os primeiros.

Mais a sul em França GABY RENAULT, viria a ser convida para piloto oficial da equipa Renault, juntando-se a Jean François Piot e Jean Vinatier e disputando o Rali de Monte Carlo, com Colette Grassier. Esta equipa partiria curiosamente de Lisboa vindo a ser a única feminina a terminar e consequentemente ganhar a taça das senhoras.

Voltando a Inglaterra, encontrava-se outra senhora a disputar provas, imagine-se de Sidecar/Moto, exactamente JENNIFER BEALES de 26 anos que ocupava o dificil lugar de "pendura" no Sidecar Triumph do seu marido, conseguindo nesse ano um excelente resultado na prova disputada em Crystal Palace, Londres.

Ainda por Terras de Sua Magestade, ANITA TAYLOR, irmão do piloto Trevor Taylor, assinou contrato com a Ford para provas nacionais, casando-se nesse ano e utilizando para se deslocar nesse dia... simplesmente o seu Ford Anglia de provas !!!

E como Inglaterra é a pátria do desporto automóvel, mais uma senhora assinava um contrato oficial com uma marca, MARGARET MCKENZIE, viu ser-lhe atribuida a licença para participar em provas de Formula 4 (?), reassinando contrato com a Ford com quem competia desde 1956 (10 anos) em rallyes, integrada nos Teams Ford Inglaterra e Ford América, alternadamente.

Ainda nesse belo país o ano feminino fecharia em grande com a extraordinária prova de PAT MOSS/ELISABETH NYSTRON que ao volante de um Saab com apoio oficial, foram só as 9ª classificadas no Rallye RAC.

A França seria ainda o palco da última grande aventura feminina, nesse longínquo ano, pois JACQUELINE AURIOL, uma francesa nora do Presidente da República Francesa, viria a tornar-se na primeira mulher a últrapassar a barreira do som ao volante de um avião a jacto, isto tão só e apenas depois de 15 anos antes ter tido um acidente aereo sobre o Reno que a atirou para o hospital para uma presença de meses e de umas simples 23 operações plásticas para recosntruir a face que ficou completamente desfigurada nesse acidente. Esse gesto heróico, foi importante pela coragem da senhora e simbólico, pois este (1966) foi o ano que "viu" o primeiro CONCORDE sair das instalações onde foi construído para o primeiro voo de teste.

Uffa, não devia ser fácil ser homem nesta longinqua época...