GRANDE ACTIVIDADE EM ... 1966 !!!

25-08-2011 00:00

D. Maria de Lourdes Gomes Cruz, vencedora Rallye Feminino do Benfica.

 

GRANDE ACTIVIDADE EM ... 1966 !!!

Quando aceitei o convite pareceu-me uma tarefa bastante fácil, pois como tantos tinha a ideia que a presença de senhoras em provas de desporto motorizado, não seria de grande monta, nomeadamente em anos, onde em algumas conversas actuais se comenta que não existiria grande emancipação feminina.

Com essa convicção recorro ao meu arquivo, pego numa capa Arquivo do Motor e olhando para a lombada visualiso o longínquo ano de 1966 e, penso que em escassos minutos teria o assunto resolvido.

Rápidamente me vieram á cabeça as palavras, "onde me fui meter" pois a actividade feminina nesse ano é realmente qualquer coisa de extraordinário, e com uma particularidade que me fez recordar os bons costumes do jornalismo nessa época !!!

Não surge nunca, mas nunca, qualquer referência ou classificação de uma senhora, sem antes do nome se encontrar a "letrinha" D. (dona), como mudaram os tempos.

A NÍVEL NACIONAL

Neste nosso belo Portugal nesse longínquo ano, foram inúmeras as senhoras em actividade e embora as de maior relevo  tenham sido D. Mercedes Guedes Geraldes e  D. Gisele Barbosa Araujo, pois disputavam provas dos Campeonatos nacionais de velocidade e ralis, muitas outras estiveram presentes noutras competições.

D. Mercedes Guedes Geraldes, viria a participar em escassas provas neste ano, encerrando mesmo a sua carreira desportiva, por razões familiares, com a presença na Rampa da Pena ao volante de um Mini Cooper S, com que terminou em 12º lugar do Grupo e 23º lugar da geral.

A grande figura dessa prova seria contudo D. Gisele Barbosa Araújo, inscrita pelo G. D. da Matrena que repetindo os excelentes resultados que vinham conquistando ao longo do ano, levou o seu MGB ao 5º tempo da classe, com um tempo de 2.20.09, considerado pela imprensa da época como excelente.

Ainda nesse ano D. Maria Conceição Benard Guedes vence a taça das senhoras na II Perícia do I.S.C.E.F, disputada nos arruamentos do Estádio da Luz, ao volante de um Fiat 850, deixando boquiabertos alguns dos melhores pilotos nacionais da época, presente na prova e na entrega de prémios que se vira a desenrolar na Boite "O Caruncho", em animada festa nocturna.

Mais a norte no Rali da CUF em Leça do Bailio, D. Maria Odete Esteves em Fiat 600 vence a Classe 1, D. Maria Teresa Mendes Araujo, apodera-se do 2º lugar da Classe 2 em Austin 850, enquanto D. Maria Lurdes Gil Almeida em Panhard conquista o 6º lugar. Para terminar em festa D. Maria do Rosário Ferreira, discute até final o 3º lugar da Classe 4, que arrecada com fortes aplausos do muito público presente.

CONCURSO ELEGÂNCIA DO ESTORIL

Nesse ano realizou-se mais um CONCURSO DE ELEGÂNCIA E CONFORTO INTERNACIONAL DO ESTORIL, nos jardins do Casino Estoril, onde se pontuavam automóveis e beleza feminina.

Entre dezenas de automóveis, destacaram-se um Aston Martin DB5, o pequeno e novo Honda S600, "novidade japonesa que se apresenta em Portugal", e na elegância feminina (pontuava-se a beleza automóvel e feminina em conjunto, pois o automóvel era apresentado por uma bela senhora), viria a vencer D. Fernanda Mesquita que se apresentou num Pontiac Le Mans imaculado.

RALLYE FEMININO DO BENFICA

O ano não ficaria completo sem falarmos duma prova que há muito não se vê, disputada a 5 de Junho de 1966 e que se destinava exclusivamente a pilotos femininos.

O Rallye Feminino do Benfica contaria com 10 equipas que disputaram aguerridamente uma prova á antiga, onde  D. Maria de Lourdes Gomes Cruz em Morris Cooper sairia vencedora, seguida de D. Isaura Conceição Leocádio em Renault R10 Major e de D. Maria do Céu Rodrigues Costa em Ford Cortina.

Como podem observar actividade feminina no "motorsport" não faltava, nem a nível nacional, nem internacional, como poderão ver na próxima crónica.