ESQUECIMENTO IMPERDOÁVEL...

26-08-2011 23:56

Num país em que os simbolos de prestigio nacional são entregues ás mais irrelevantes personalidades, pelas nossas entidades oficiais, exitem pessoas que continuam injustamente por reconhecer, algumas delas com percursos desportivos marcantes, e gloriosos.

Manuela Souto é indiscutívelmente uma das pessoas que nunca viu ser-lhe reconhecido o que fez pelo desporto nacional, nomeadamente o desporto motorizado, inclusivé pela própria Federação que nas suas pomposas entregas de prémios, distribui tantos prémios prestígio, carreira, dedicação etc, etc.

Numa altura em que passam exactamente 40 anos (18 Agosto 1971), sobre a data em que pela primeira vez se sagrou campeã, no Campeonato Regional Norte, não poderia deixar de aqui deixar, neste novo e bem vindo site, a minha singela homenagem a uma GRANDE SENHORA.

E essa homenagem é tão simplesmente relembrar as condições em que obteve o título, recordando um pouco do que aconteceu nessa prova.

A consagração de Manuela Souto viria a acontecer na Rampa da Senhora da Graça, disputada a 18 de Agosto de 1971, e que viria a reunir um interessante número de participantes.

Manuela Souto ao volante de um Datsun 2000 protótipo (SSS), vermelho, segundo os relatos da época, realizou subidas bastante regulares que lhe permitiram terminar a prova em quarto lugar, atrás... de dois Porsche Carrera 6 pilotados por Carlos Santos e Américo Nunes, e do Lotus Elan de António Meneres.

Com esse quarto lugar tornava-se assim na primeira senhora a obter um título automobilistico em Portugal, merecendo grande destaque na imprensa da época de que recordamos um pequeno elogio, em anexo.