Crónica Feminina Escrita por um Masculino - 4 (1932, 1933)

28-10-2011 12:11

Aberto o Parque Fechado, vou dar início á 4ª Etapa Cronista

 

Reportando-me novamente, à Revista do A.C.P. da Velha Guarda, pois a actual não é mais que um “Mero Catálogo de Vendas”, volto a 1932 com D. Palmira Coelho.

 

1932 - II Circuito da Boavista – Porto

A 31 de Julho tem lugar o II Circuito da Boavista onde pela Primeira vez aparece uma Senhora a Competir.

 

Revista Nº 23

Transcrição: “Para completar o quadro, tivemos uma novidade sobremaneira interessante: A presença de uma Senhora a conduzir o seu carro, empenhada – também – na conquista de um Bom Lugar.

Referimo-nos á Automobilista Portuense, a Senhora D. Palmira Coelho, que deu a nota saliente da sua presença, afirmando mais uma Conquista do Femininismo. Constitui novidade a sua Inscrição: mas confiamos em que o futuro nos permita comentar a intenção desse exemplo, isto é que outras Senhoras – também entusiastas dos Desportos Mecânicos – venham correr, creando assim uma Nova Falange, Rica de Actividade.

D.Palmira Coelho teve a estreia e estranhou – como não podia deixar de ser, atrazando-se por isso. Com mais algumas Provas, melhorará – estamos certos.”

 

O Quilómetro Lançado das Caldas da Rainha

“D. Palmira Coelho Nº2 em OPEL Categoria Sport e no Grupo 1 Vence o seu Grupo e obtém o 3º Lugar da Geral com o Tempo de 48’’,653 á Média de 79,653 Km/Hora.”

 

Revista Nº 24

Transcrição: “ I Rallie ás Pedras Salgadas numa distância de 539 Km.com Partidas de Porto e Lisboa, D. Palmira Coelho alinha com o Nº 12 no seu OPEL.

Havia um Control Secreto que funcionou em Castro de Aire. O Rallye não constitui nenhuma Brincadeira, devemos dizer. Além da Regularidade de Média, obrigação já conhecida, havia a contar com as naturais dificuldades de tão longo percurso, atravez de estradas nem sempre favoráveis.”

 

1933

 

Revista Nº 32

Transcrição: “IIICircuito do Campo Grande, com o Nº 7 o OPEL Grupo 1 de D. Palmira Coelho que não terminou a Prova.”

 

Revista Nº 33

Transcrição: “ A “GINKANA” realizada a favor dos Pobres da Cidade do Porto a 11 de Junho – no magnífico Stadium do Ameal, cedido amavelmente pelo Sport Progresso, um Torneio Automóvel cuja receita liquida se destinou aos Pobres do Porto. A Menina Palmira Coelho obtém o 2º Prémio constituído por a Taça da Câmara Sindical e uma Salva de Prata – Mário Gonçalves.”

 

Revista Nº 36

Transcrição: “ II Rallye das Pedras Salgadas numa distancia de 536 Km. D. Palmira Coelho, a única Senhora concorrente, alinha com o Nº 8 no seu FORD, foi vítima de uma «DERRAPAGE» felizmente sem consequências, obtendo o 12º Lugar com 302,331 Pontos.”

 

Revista Nº 37

Transcrição: “ I Rallye a Famalicão. Outubro

Não tendo consultado mais Revistas da Especialidade, eram poucas mas de “BELA CÊPA” as existentes na época. Também, não tive oportunidade de ler os Jornais diários que davam relevo ás Provas Automobilísticas, nomeadamente “A BOLA” e “O Século”.

 

Por hoje me fico, a 4ª Etapa Cronista terminou. Parque Fechado de uma semana.

 José Manuel Tavares