Crónica Feminina Escrita por um Masculino – 2 (1931, 1932…)

25-08-2011 16:14

 

 

Aberto o Parque Fechado, vou dar início à 2ª Etapa Cronista.


Na 1ª Etapa servi-me de uma "Bíblia" dos bons livros sobre Automobilismo em Portugal, onde  retirei 3 nomes.
Hoje, nesta 2ª Etapa, recorri a um "BAÚ" mais parecido com uma "Arca de Noé" pois lá estão todas as Publicações sobre o Desporto Automóvel, e não só,  em Portugal e no Mundo.
Recorri, a um grande jornal da época, "O VOLANTE", de onde tirei as "NOTAS" para esta Crónica.


Começo por 21 de Janeiro de 1931 com o X Rallye de Monte Carlo com 2 178 Quilómetros de estrada da Partida de Lisboa.
 

Nº 191 Transcrição: " A distinta automobilista Portuguesa D. Maria La Caze de Noronha, que obteve uma notável classificação no "Rallye" das Caldas da Rainha e na prova Quilómetro Lançado ali realizada também, e que concorre este ano ao "Rallye Internacional de Monte Carlo". Nº 10  no seu B.N.C. parte de Lisboa.

 

Nº 211 Transcrição: "D. Maria do Carmo Husum, ao volante do seu magnifico "HUMBER". Esta senhora é uma das muitas automobilistas distintas, que já existem no nosso país, prova evidente da atracção que o automóvel vai despertando entre a Mulher Portuguesa".Sem referencia a Provas disputadas.

 

1932

 

Nº 254 Transcrição: "A Grande Prova de Resistência e Turismo realiza-se de 24 a 29 de Maio - Partida do Porto e chegada á Costa do Estoril. 2 165 Quilómetros mais 17 Quilómetros de Lisboa ao Estoril.
Madame Maria La Case de Noronha - Nº 10 com o seu automóvel da marca, AMILCAR entre os concorrentes à Prova, justo é destacar a participação de Maria La Case de Noronha, a distinta automobilista Portuguesa que estando acidentalmente em França, não tem dúvidas em deslocar-se ao nosso país para tomar parte numa importante prova portuguesa. Isso demonstra não só o Patriotismo, já provado em outras circunstâncias, com o seu belo Espírito Desportivo.

A inscrição de Maria La Case de Noronha tem ainda o interesse especial não só por ser a única Senhora que tomará parte na prova, como ainda se tratar de uma automobilista distintíssima, de notáveis qualidades de condutora, cujo valor já foi afirmado em algumas provas Internacionais em que tem tomado parte entre elas o Rallye de Monte Carlo, em que só por manifesta infelicidade não tem conseguido honradíssimas classificações.
Madame Maria La Case de Noronha, em carta datada de 9 deste mes (Abril) de França, acaba de nos comunicar que torna desde já efectiva a sua participação na Grande Prova de Resistência e Turismo, ao mesmo tempo que nos felicita pela ousada iniciativa levada a efeito pela nossa Revista".

 

Do Nº 257 - Transcrição:" D. Maria La Case de Noronha, a inscrição desta senhora na Prova de Resistência e Turismo, constitui o seu melhor elogio como automobilista, e mais ainda o facto de não levar suplente. A sua prática em Rallyes e outras provas no Estrangeiro, e em quasi todas elas tendo obtido honrosas classificações, dão-nos a certeza da sua chegada ao Estoril, onde o público saberá manifestar-lhe tôda a simpatia, pois a sua participação numa prova desta natureza é digna dos maiores Elogios e Louvores".
Nº 258 - A Pontuação obtida pela concorrente Nº 10.
Transcrição:

"Pontos obtidos:

No Percurso - 100
Provas Complementares:
Rallenti - 34.85
Aceleração - 16.05
Pontos - 2,171
Pontos Totais 102,171
Classificação entre 20 Participantes e 17 Classificados a sua Classificação:
12ª da Geral e 3ª do Grupo B.


O Percurso em grosso modo, pois o Road-Book está a ser Digitalizado e em breve será "CRONADO" bem como mais curiosidades.
Porto - Bragança - Vizeu - Coimbra - Castelo Branco - Évora - Faro - Setúbal - Lisboa - Estoril".
Vencedor Absoluto
Nº3 Leopoldo Roque da Fonseca acompanhado pela sua esposa D. Marieta de Quadros Roque da Fonseca num BUICK com o Nº 3
 

Na leitura destes Magníficos Números da Prestigiada Revista "O VOLANTE" retirei 3 apontamentos:
1º A Polícia Londrina já tinha Mulheres Polícias na secção de Trânsito


2º A JAE, Junta Autónoma das Estradas inaugurou um Troço de Estrada entre Vale de Cambra e São Pedro do Sul que retira 46 Quilómetros na Viagem do Porto a Vizeu, grande melhoria para os automobilistas e principalmente para a Camionagem de Passageiros.


3º Os espectadores automobilísticos dos Teatros Lisboneses, andam alarmados com a Vaga de ASSALTOS nas suas viaturas estacionadas nas ruas próximas dos Teatros.


Por hoje me fico, a 2ª Etapa Cronista terminou. Parque Fechado de uma Semana.

 

José Manuel Tavares