Caramulo em tons de laranja - Rampa do Caramulo - 3/09/2011

20-09-2011 17:02

 

Caramulo em tons de laranja

Quando a Dulce  me pediu em plena rampa do Caramulo para escrever uma crónica sobre a Rampa para o seu site fiquei um pouco apreensiva. O meu habitat na escrita são os "hieróglifos" que utilizo para transcrever as notas de andamento dos troços de rali :) Ainda assim, e aproveitando a pacatez de um café em pleno centro histórico da cidade de Braga, decidi acelerar para este desafio.

Ainda são apenas 8 as provas realizadas atrás do volante e a habituação a todos os pormenores do grande Ford Sierra 4x4 que me foi emprestado por um amigo para fazer o Campeonato Portugal de Montanha nestas duas últimas épocas ainda está no seu início mas pelo segundo ano consecutivo alistei-me na Rampa do Caramulo, ainda que com alguns receios devido à juventude do “bólide”. As duas últimas provas foram repletas de pequenos incidentes e os problemas de aquecimento do motor pareciam que vinham para ficar.

Com as verificações a começarem na sexta-feira a noite e com o meu Ford a apanhar boleia no Camião do Martine Pereira, iniciamos a nossa viagem até ao Centro do Pais para mais um Caramulo Motorfestival na sexta-feira de manhã na carrinha de assistência e com o BMW do Paulo, que muitas alegrias nos deu e onde me sagrei Campeã Regional de Ralis Norte em 2009, atrelado.

Verificações documentais e técnicas realizadas e não tendo podido testar o carro devidamente antes da prova a ansiedade e o receio dos problemas era enorme. Restava esperar pelo dia seguinte para ter um contacto a sério na primeira subida da Rampa.

Com duas subidas de treinos e três subidas de prova para fazer durante o dia de sábado começamos a manhã com um pequeno briefing com o director de prova onde nos foram dados alguns conselhos sobre bandeiras e procedimentos de partida. Tudo pronto e somos chamados para a primeira subida de treinos do dia. O nervosismo instala-se e as dicas do Paulo são fundamentais para a primeira subida. Não esquecer de ligar as ventoinhas e não esquecer de usar o pedal do lado direito. :)

Primeira subida feita, 1:57… ainda muito longe do nosso melhor  tempo de 2010 mas ainda com quatro subidas disponíveis para melhorar o tempo. O objectivo era perceber como estava o carro e esperar que ele não aquecesse . Estou no bom caminho e a confiança começa a aparecer. Melhorei cerca de 5 segundos na segunda subida de treinos mas a margem de evolução ainda era muita e a sede de melhorar estava no sangue. Queria mais, precisava de me concentrar e melhorar bastante. Faltava aproveitar mais a estrada, melhorar as trajectórias e arriscar.

Hora de paragem para almoço para recuperar. A tarde reserva-nos as três subidas mais importantes e eu tinha que arriscar para conseguir bater a Helena Costa no seu Catheram super 7. Pese embora em classes diferentes estava a ser divertido e desafiante. 1:51.098 na primeira, 1:48,526 na segunda e finalmente 1:46.331 na derradeira subida ao alto do Caramulo. Com estes tempos consigo alcançar o lugar mais alto entre as representantes femininas, aliado a um excelente 18º lugar da geral e 4º das viaturas sem homologação. 

Para quem chegou na sexta feira à tarde com algumas reservas e com o receio  de não ter um carro colaborante e de ter mais um fim de semana desapontante por não poder evoluir ao seu ritmo, posso dizer que a garra e determinação me voltaram a ajudar a conseguir superar e melhorar todos os meus tempos. Aproveitar a estrada toda com trajectórias limpas e eficazes tentando não cometer erros e ser mais rápida de subida para subida mesmo quando a curva que me diziam que era a fundo não o parecia, fazer as subidas com garra feminina e não ter problemas técnicos a atrapalhar-me, tornaram este fim de semana um dos melhores de todos no Campeonato Portugal de Montanha.

 

Sofia Mouta